sidux.com.br :: Suporte à Língua Portuguesa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» um guia do ubuntu para iniciantes
Como perguntar em foruns/irc ? EmptySáb 05 Jan 2013, 23:24 por otto

» definir o windows como padrãono boot do grub e diminuir o tempo de espera
Como perguntar em foruns/irc ? EmptyTer 08 maio 2012, 00:38 por otto

» deixando o BR Office em português
Como perguntar em foruns/irc ? EmptySex 04 maio 2012, 23:49 por otto

» guia de pós instalação do opensuse
Como perguntar em foruns/irc ? EmptySeg 23 Abr 2012, 21:35 por otto

» comandos básicos do gnu linux
Como perguntar em foruns/irc ? EmptyDom 22 maio 2011, 04:03 por otto

» Lançado hoje a comunidade oficial aptosid Brasil
Como perguntar em foruns/irc ? EmptySeg 20 Set 2010, 21:12 por otto

» como instalar o debian a partir do pendrive
Como perguntar em foruns/irc ? EmptySáb 21 Ago 2010, 13:30 por otto

» comando para saber qual sistema está usando no gnu linux
Como perguntar em foruns/irc ? EmptySáb 08 maio 2010, 13:15 por otto

» Instalação do windows via pendrive
Como perguntar em foruns/irc ? EmptyTer 13 Abr 2010, 08:46 por otto

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Estatísticas
Temos 96 usuários registrados
O último membro registrado é joaquim

Os nossos membros postaram um total de 866 mensagens em 346 assuntos

Como perguntar em foruns/irc ?

Ir para baixo

Como perguntar em foruns/irc ? Empty Como perguntar em foruns/irc ?

Mensagem por otto Ter 14 Out 2008, 15:02

farao

caros colegas do forum sidux,

Como perguntar em foruns/irc ?

fonte de consulta: http://pascutti.wordpress.com/2007/04/06/como-perguntar-em-forunsirc/
"Eu acompanho alguns fóruns e alguns canais de irc de ajuda, e todo dia vejo pessoas que não sabem perguntar as coisas. Não é que não sabem, mas da a impressão de que elas tem vergonha. Estou escrevendo isso aqui para dar talvez algumas dicas na hora de perguntar, assim você terá (provavelmente) sua duvida respondida antes.

1º) Não pergunte se pode perguntar. Pergunte.
Parece idiota, mas é verdade. Muitas pessoas chegam nos canais de irc e dizer ‘alguém pode me ajudar?’ e não falam qual sua duvida. Não é por má vontade (nem das pessoas que respondem nem das que perguntam), mas convenhamos: é um canal de ajuda não é? Então você PODE perguntar. Sinceramente, creio que 80% das pessoas que ficam nesses canais não tem saco para falar ‘pode…’ e temos que falar, o que irrita consideravelmente. Então, simplesmente pergunte.

2º) Pergunte de forma clara.
Isso mesmo. Não adianta chegar em um forum e dizer ‘alguém me ajuda? minha placa de video parou de funcionar’. Tudo bem, as vezes você realmente não sabe por onde começar, mas tente. Se algum programa da erro na hora de iniciar, cole o log (pastebin.com / rafb.net) do erro. Se o erro for gráfico ( www.imageshack.us ) cole a imagem. Inclua sempre o máximo de informações que puder. Ajuda e muito isso para nós respondermos.

3°) Não use caps lock. Não ‘floode’.
Não preciso falar por que né? Geralmente as pessoas não respondem perguntas feitas assim, ou quando respondem, ficam profundamente irritadas. Se você perguntou e ninguém respondeu, é por que ninguém sabe naquele momento. Espere algum tempo e pergunte denovo. E principalmente, não faça flood (repetir a mensagem várias vezes em um curto intervalo de tempo ). Isso, em 95% dos casos, leva a kick e ban.

4º) Você não é Deus. Então espere sua vez.
Muitas pessoas são afobadas, entram em um canal, perguntam, e se ninguém responde em 5 minutos, elas chingam todo mundo. Primeiro que ninguém fica lá 24/7. Segundo que talvez ninguém saiba. Terceiro, talvez estamos ajudando outra duvida. Então fique calmo

5º) Em caso de fóruns, inclua tudo.
Se a duvida for sobre softwares, inclua sua distro e versão, qual programa, qual versão do programa, qual o log de erro (se for um erro), detalhes da sua duvida, o que você testou e se pesquisou antes de perguntar.

6º) Google-it!!
O Google é seu melhor amigo. O forum da sua distro, seu segundo melhor amigo. Caso você não conheça, talvez seja interessante fazer as perguntas no ‘ www.google.com/linux ‘ , que é o site do Google, mas que procura em sites para linux.

7º) Leia as mensagens de erro
É comum as vezes o programa dar erro, e o erro estar na mensagem de erro. Basta você ler. Talvez você não entenda, mas mesmo assim irá apreender algo.

8º) Digite corretamente
Muitas vezes pedem para você digitar um comando e você digita errado, e fala que não deu certo. Quantas e quantas vezes já li uma pessoa pedindo para a outra digitar ’sudo gedit /etc/fstab’ e a pessoa digita ’sudo gedit/etc/festab’ ou coisas do gênero.

Bem, espero ter ajudado alguns e tirando a duvida de outros. Não é errado perguntar, mas perguntar da forma errada não é uma boa maneira de se obter respostas.
Escrito por pascutti
Arquivado Comunidade, Forum, Irc"

obs. 1: é bom lembrar a todos que o suporte do forum é gratuito, mas ninguém é obrigado a te dar suporte gratuito.os membros desta comunidade estão aqui para te ajudar porque gostam e estão respondendo voluntariamente, mas ninguém obrigado a te ajudar. então faça as suas perguntas com getileza e aguarde gentilmente as respostas, tratando todos todos com urbanidade, respeito e cortesia. vale lembrar os preceitos do profeta gentileza, conforme a sua história no link da wikipedia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Datrino

obs. 2:
vou acrescentar mais um item a lista do colega pascutti que particularmente aconteceu comigo em outro forum. eu fiz um comentário que desagradou um outro membro da comunidade de outro forum e aí ele escreveu um palavrão em inglês achando que eu não ía entender. então, eu tive que relatar ao moderador do outro forum que teve que intervir para retirar o palavrão em outro idioma. então, o seguinte:

9º)caso você se desagrade com alguma pergunta não xingue nunca em qualquer idioma, pois alguém pode entender. simplesmente ignore a pergunta e não responda!

obs: grifos meus.

scratch
otto
otto
Fundador

Masculino
Número de Mensagens : 417
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Warning de respeito as regras : Como perguntar em foruns/irc ? 111010
Warning :
Como perguntar em foruns/irc ? Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como perguntar em foruns/irc ? Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2008

https://sidux.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos