Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» um guia do ubuntu para iniciantes
Sab 05 Jan 2013, 23:24 por otto

» definir o windows como padrãono boot do grub e diminuir o tempo de espera
Ter 08 Maio 2012, 00:38 por otto

» deixando o BR Office em português
Sex 04 Maio 2012, 23:49 por otto

» guia de pós instalação do opensuse
Seg 23 Abr 2012, 21:35 por otto

» comandos básicos do gnu linux
Dom 22 Maio 2011, 04:03 por otto

» Lançado hoje a comunidade oficial aptosid Brasil
Seg 20 Set 2010, 21:12 por otto

» como instalar o debian a partir do pendrive
Sab 21 Ago 2010, 13:30 por otto

» comando para saber qual sistema está usando no gnu linux
Sab 08 Maio 2010, 13:15 por otto

» Instalação do windows via pendrive
Ter 13 Abr 2010, 08:46 por otto

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Estatísticas
Temos 96 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de joaquim

Os nossos membros postaram um total de 866 mensagens em 346 assuntos

Alô, aqui sou eu!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alô, aqui sou eu!

Mensagem por ceti em Qui 11 Set 2008, 19:16

Olá,

Meu nome é José Tadeu e sou o tradutor/mantenedor do Manual do sidux desde o início. Fiquei sabendo deste fórum através do Trevor Walkley, que é o coordenador da equipe de tradutores do sidux (ele é neozelandês e mora na Austrália. Nós não nos conhecemos, aliás no sidux ninguém se conhece, porque cada um mora num país/lugar diferente, apesar da base ser alemã).

Eu usava o Kanotix, mas no final de 2006 houve um desentendimento entre vários desenvolvedores e o criador da distro, daí nascendo o sidux no início de 2007. Por ser baseado no ramo instável do Debian, o que pede alguns cuidados especiais, o sidux não é propriamente destinado a iniciantes. Muitas vezes ele exige intervenção pelo terminal, tanto para configurar arquivos quanto para outras atividades. No entanto, uma de suas inúmeras vantagens é que basta instalá-lo uma vez e pronto: assim como acontece com o Gentoo, o Slackware e algumas poucas outras distros, basta deixá-lo sempre atualizado para ficar em dia com suas versões.

A atualização NUNCA deve ser feita pelo Synaptic nem pelo terminal com o "apt-get". Para isso, deve-se usar o script "smxi", criado ainda no tempo do Kanotix (com o nome de d-u) pelo usuário/colega h2. "smxi" significa ''sidux maintenance'', isto é, "manutenção do sidux". Muito mais que um simples atualizador, o smxi tem inúmeras funções, entre elas a instalação de drivers ATI e NVidia, instalação de pacotes não-livres como Java, Flash etc, instalação de novos kernels (às vezes há uns três por semana!!!) e um longo etc. Apesar de estar todo em inglês (sua tradução é inviável), há um capítulo sobre sua utilização no Manual do sidux: no menu, vá em Administração do Sistema (é a última entrada) e clique em Comandos do sidux. Atualizar o sistema deve ser feito pelo menos uma vez por semana, mas já vi gente no fórum em inglês que faz isso duas vezes POR DIA!!! E o interessante é que, como o sid recebe sempre as versões novas, tem pacotes atualizados todo dia, a toda hora.

Apesar de quase sempre tranquila, às vezes essas atualizações podem trazer alguma instabilidade ao sistema, pois algum pacote atualizado pode ser incompatível com algum outro cuja versão é mais antiga. Por isso, é sempre bom consultar antes o site do sidux (http://sidux.com/) e ver se há algum aviso pedindo para não atualizar naquele dia. Esse é o tipo de coisa que eu posso fazer, postando essas mensagens aqui, se vocês julgarem válido.

O legal do manual do sidux é que ele é um organismo vivo, isto é, assim como os pacotes sid, ele também é atualizado constantemente. Hoje mesmo enviei dois arquivos para o Trevor, com algumas modificações que ele fez em dois capítulos. Amanhã vou traduzir um capítulo novo, dedicado a conexões wireless com WPA-supplicant. Logo-logo ele manda outra aversão, com mais modificações. O manual tem informações importantíssimas que podem inclusive, em sua maioria, ser aproveitadas por usuários de outras distros. Aliás, se um de vocês encontrar qualquer tipo de erro, seja de ortografia, concordância, estilo ou de conteúdo, me mande uma MP para eu corrigir (afinal, você traduzir e você mesmo conferir pode fazer com que erros não sejam percebidos).

Outra fonte de informações preciosa é a wiki, apesar de estar toda em inglês (http://sidux.com/module-pnWikka.html).

Eu tenho o maior orgulho e a maior satisfação de fazer parte da equipe sidux, um projeto onde as pessoas nunca falam mal de outras distros, mas sempre aproveitam o que elas têm de bom, porque nosso objetivo maior é o crescimento do Linux e a disseminação do conhecimento.

Infelizmente, não disponho de muito tempo livre, mas estarei sempre por aqui. Desculpem o "testamento".

Abraços

ceti
sidux documentation and manuals member
sidux documentation and manuals member

Número de Mensagens : 13
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 11/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

benvindo ao forum do sidux!

Mensagem por otto em Qui 11 Set 2008, 22:18

Very Happy

benvindo, josé tadeu (ceti),
o novo forum do sidux (comunidade da lingua portuguesa) primeiramente atrávés desse post lhe dá boas vindas e lhe parebeniza pelo seu excelente trabalho de tradução. gostaria de tornar público o nosso agradecimento pelas excelentes traduções do manual do sidux .graças ao seu esforço e dedicação eu conheci e aprendi um pouco do sidux e acho que ninguém melhor do que você para trabalhar mais intensamente conosco e fazer parte de nossa equipe . você gostou do nosso forum? estamos implantando melhorias aos poucos. se você quiser e puder gostaria de contar com a sua presença na moderação, basta me mandar uma mp, ok? .esperamos contar com sua presença constante e trabalharmos em conjunto. eu já estava sabendo sobre o synaptic mas não sabia sobre "deve-se usar o script "smxi", criado ainda no tempo do Kanotix (com o nome de d-u) pelo usuário/colega h2. "smxi" significa ''sidux maintenance'', isto é, "manutenção do sidux".valeu pela dica, fale mais sobre o smxi. eu peguei uma matéria muito interessante sobre as atualizações do sidux que em breve vou postar aqui. quanto a tradução, somente pelo kde que eu postei num dos posts. entrei em contato com o pessoal do forum do sidux.com e eles me deram umas dicas, mas gostaria que você desse uma olhada no meu post lá em inglês e me ajudasse sobre a questão do sources.list do sidux que tenho que corrigir aqui no post sobre os sources.list do sidux, pois tenho que comentar algumas linhas.vide a mensagem lá no forum do sidux (em inglês) em http://sidux.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=94835#94835
aguardo o seu contato um grande abraço.
o administrador do forum (admin).

ps1: se você tiver outras matérias sobre o sidux publique aqui para riqueza cultural da comunidade.
ps2: gostei da sua sugestão da wiki e vou colocar o link da wiki aqui em breve para galera consultar. quem sabe um dia você possa traduzí-la ou criarmos uma nossa aqui.
cheers


Última edição por Admin em Qui 11 Set 2008, 22:46, editado 8 vez(es) (Razão : edição)
avatar
otto
Fundador

Masculino
Número de Mensagens : 417
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 05/09/2008

Ver perfil do usuário http://sidux.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alô, aqui sou eu!

Mensagem por ceti em Sex 12 Set 2008, 11:03

caro admin,

1 - obrigado pelas suas palavras a respeito de meu trabalho na tradução do manual do sidux; é sempre gratificante ver o próprio trabalho reconhecido;
2 - como já disse anteriormente, sou muito ocupado, disponho de pouco tempo livre, portanto agradeço o convite para ser moderador do fórum mas sou obrigado a declinar;
3 - antes de mexer em sources.list para acrescentar repositórios não-livres, antes de mostrar como instalar qualquer programa, antes de atualizar o sistema FAVOR EXECUTAR O SMXI!!!!; como disse, ele faz um monte de coisas, como instalar Java, Flash, msttcorefonts etc; instalar novos e remover antigos kernels, acrescentar repositórios não-livres na sources.list ETC ETc ETC; (aliás, a sources.list exemplificada em Dicas e Tutoriais deste Fórum não está correta; no sidux, existem dois arquivos de sources.list, uma do Debian e outra do sidux; ambas ficam em /etc/apt/sources.list.d. Não há necessidade de mexer nelas, pois como eu disse, o smxi se encarrega de acrescentar repositórios para pacotes não-livres e também dá a opção para você escolher o país dos mirrors -- no nosso caso, o BR, é claro. Acho importante regularizar o tópico lá, porque pode levar usuários a erro e manchar o nome da distro).
4 - minha recomendação é que, após instalar o sidux, a primeira coisa a ser feita é RODAR o SMXI; você tem facilidade com o Inglês, pelo que vi no fórum do sidux, portanto você não terá dificuldade nenhuma; para os outros (e mesmo para você, por que não? a gente sempre aprende alguma coisa de tudo que lê, não é?), para os outros, dizia, é fundamental ler o capítulo do Manual (já falei no post anterior) sobre ele!!!
5 - Para rodar o smxi:
a - abrir um terminal
b - digitar, como root ---> init 3 + [ENTER] (isto é para sair do X)
c - na Grande Tela Negra da Morte, digitar ---> root + [ENTER]
d - digitar sua senha de root
e - digitar simplesmente ----> sxmi
A princípio, ele vai verificar se existe conexão com a Internet, depois vai ler os repositórios etc; é só seguir as instruções; na primeira que é rodado, ele pergunta como se deseja fazer a atualização do kernel (se automaticamente,, junto com as outras atualizações; se perguntar primeiro ou se não fazer; o ideal é deixar no automático), depois ele parte para as atualizações; depois delas, você vai poder instalar pacotes não-livres, deletar pacotes que não te interessem (p. ex. pacotes em alemão - de), consertar fontes (uma boa é rodar sempre que houver grandes updates), instalar driver NVidia ou ATI, deletar pacotes com locales desnecessários (só deixe ptbr-UTF8) etc. Ele ainda faz muita coisa que não citei aqui, ele é uma mão na roda, realmente uma grande contribuição do h2; com ele tornou-se seguro deixar atualizado para os pacotes mais recentes um sistema baseado no sid, o que não acontecia com outras distros, como o Kurumim, Kalango etc, que volta e meia quebravam após um upgrade.

Portanto, a maior dica que eu poderia dar a você e a todos os colegas do Fórum é: leiam o Manual (fonte inesgotável de informações) antes de tentar qualquer coisa (pois, como eu disse, o sidux não é propriamente indicados para iniciantes) e sobretudo leiam o capítulo referente ao smxi e RODEM-NO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PELA PRIMEIRA VEZ e depois continuem a rodá-lo pelo menos uma vez por semana para fazer todas as atualizações (eu rodo diariamente para não deixar acumular muita coisa, mesmo porque sistema atualizado é sistema seguro, não é?)

Abraços
ceti

Editado pela última vez às 14:01h de 12.09.2008, no total de uma vez (motivo: acréscimo de texto)

ceti
sidux documentation and manuals member
sidux documentation and manuals member

Número de Mensagens : 13
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 11/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alô, aqui sou eu!

Mensagem por Bolt 4 em Sex 12 Set 2008, 19:58

Olá ceti blz?
Uma pena que vc não possa participar da moderação,deu pra perceber que seu conhecimento com sidux é grande,e pra quem tá conhecendo a distro agora é muito bom,apesar de ter um manual muito bom e explicado,o qual vc traduziu e muito bem,parabéns pela tradução!

Instalei aqui no meu pc a versão menor do sidux com kde para i386,e usei os comandos q sugeriu sobre o SMXI(acima está escrito assim e nos comandos está escrito sxmi,mas nenhum deles funcionou)mas não funcionaou,como se não tivesse esse soft no sistema,então usei o apt-cache search para encontrá-lo e novamente nenhuma resposta,estou usando os repositórios q veio como padão.

Sobre os repositórios daqui do fórum,aconteceram alguns problemas,e a minha primeira atualização e não tive sucesso tive q instalar novamente o sistema,na segunda não os usei e daí sim deu certo,mas eu aconselho baixar o drive da placa gráfica e sempre deixar em /home/usuário,toda atualização de kernel q acontecer vc precisará dele,do contrário não entra no x.
Na primeira atualização tem várias perguntas,o q para usuários normais é um nó na cabeça,eu só teclava enter,e no final deu certo,ainda bem.
Admin,talvez seria uma boa dar uma olhada melhor nos repositórios daqui,mas talvez pode ter acontecido apenas comigo,por q mexo dimais em tudo,rss. Força pra vc,tá fazendo um belo trabalho!
Ceti,não deixe de nos dar suas dicas,estou gostando muito desse sistema,e vejo este Fórum e o manual do sidux traduzido como as duas únicas fontes em idioma português até agora onde podemos aprender mais sobre o sidux.
Acho que essa parte vai resolver meus problemas com o smxi :Aqui,faltou procurar,rss.
avatar
Bolt 4

Masculino
Número de Mensagens : 40
Localização : Minas Gerais
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

smxi download

Mensagem por otto em Seg 15 Set 2008, 00:41

olá bolt4,
você deu uma lida aqui sobre os comandos smxi em http://manual.sidux.com/pt-br/smxi-pt-br.htm#smxi? use este código no terminal como superusuário:

código: cd /usr/local/bin;wget -Nc techpatterns.com/smxi.zip;unzip smxi.zip;smxi
isto deve baixar os componentes do smxi e vai iniciá-lo. dá uma conferida neste link sobre informaçõs sobre smxi em http://techpatterns.com/forums/about736.html acho que vai resolver o seu problema.
um abraço.

Very Happy


Última edição por Admin em Seg 15 Set 2008, 07:44, editado 4 vez(es) (Razão : editado)
avatar
otto
Fundador

Masculino
Número de Mensagens : 417
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 05/09/2008

Ver perfil do usuário http://sidux.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alô, aqui sou eu!

Mensagem por Bolt 4 em Seg 15 Set 2008, 12:42

Admin,
Naquele mesmo dia havia feito esse comando,após ter procurado no manual,e funcionou!
O smxi usa várias opções(perguntas),em inglês,o q dificulta um pouco a vida do usuário q não compreende a lingua,mas o manual explica bem,pena q estamos fora do x nessa hora,quem estiver imprimido é uma boa.
avatar
Bolt 4

Masculino
Número de Mensagens : 40
Localização : Minas Gerais
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alô, aqui sou eu!

Mensagem por muchan em Ter 16 Set 2008, 08:39

smxi usa "apt-get dist-upgrade" para atualizar o sistema,
gente com dificuldades com inglês podem usar apt-get diretamente.

Recommendação... (fortemente)
http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/index.pt-br.html


Última edição por otto em Ter 23 Set 2008, 11:12, editado 1 vez(es) (Razão : ortográfica)

muchan

Número de Mensagens : 72
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 09/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alô, aqui sou eu!

Mensagem por sylvester em Qua 24 Set 2008, 17:51

Bem vindo ceti! É realmente um privilégio poder contar contigo e com o teu conhecimento sobre o sidux.
Espero ver-te por aqui frequentemente Laughing
Uma observação ao teu comentário sobre acrecentar repositórios. Disseste e bem que o smxi se encarrega de colocar o repositório non-free na sources.list, e que por isso não haveria necessidade de editar a nossa sources.list.
E quanto ao repositorio multimédia? Penso que nesse caso ainda é preciso editar a sources.list, ou não?
Eu pelo menos fiz assim.. acrecentei o repositorio debian-multimedia editando manualmente a sources.list.
Um abraço e volta sempre! Wink

sylvester

Número de Mensagens : 6
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alô, aqui sou eu!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum