Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» um guia do ubuntu para iniciantes
Sab 05 Jan 2013, 23:24 por otto

» definir o windows como padrãono boot do grub e diminuir o tempo de espera
Ter 08 Maio 2012, 00:38 por otto

» deixando o BR Office em português
Sex 04 Maio 2012, 23:49 por otto

» guia de pós instalação do opensuse
Seg 23 Abr 2012, 21:35 por otto

» comandos básicos do gnu linux
Dom 22 Maio 2011, 04:03 por otto

» Lançado hoje a comunidade oficial aptosid Brasil
Seg 20 Set 2010, 21:12 por otto

» como instalar o debian a partir do pendrive
Sab 21 Ago 2010, 13:30 por otto

» comando para saber qual sistema está usando no gnu linux
Sab 08 Maio 2010, 13:15 por otto

» Instalação do windows via pendrive
Ter 13 Abr 2010, 08:46 por otto

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Estatísticas
Temos 96 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de joaquim

Os nossos membros postaram um total de 866 mensagens em 346 assuntos

Depois de instalar,como atualizar todo o sistema?8)(Resolvido)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Depois de instalar,como atualizar todo o sistema?8)(Resolvido)

Mensagem por IronHorse em Sab 20 Set 2008, 12:01

Tudo bom!

Eu estava lendo o manual,mas não entendi direito aquela parte que fala sobre atualizar o sistema todo.
Ela é feita em modo gráfico ou só em modo texto?
O sidux já vem com um firewall ativo,ou precisarei instalar um e depois atualizar o sistema?
Alquém sabe quanto mais ou menos será o tamanho dessa atualização?

Poer enquanto é só isso.
Obrigado. Very Happy

Última edição por IronHorse em Dom 28 Set 2008, 09:57, editado 1 vez(es)
IronHorse

Masculino
Número de Mensagens : 32
Warning de respeito as regras :
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Re: Depois de instalar,como atualizar todo o sistema?8)(Resolvido)

Mensagem por otto em Sab 20 Set 2008, 12:33

lol!

caro ironhorse benvindo o forum !

você já instalou e passou para o português? veja a dica aqui em http://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/como-traduzir-para-o-portugues-o-debian-sidux-dicas-t7.htm depois instale os meta pacotes do sidux (é um script) use o k menu/utilitários/instalar pacotes metas (metapackages) para instalar alguns programas. se quiser usar o terminal konsole digite sux, mas tenha cuidado com o dist-upgrade nunca faça pelo terminal. a recomendação é fazer pelo smxi (outro script em modo texto) que você sairá do modo x e entrará num modo texto. imprima e leia o manual do sistema operacional do sidux, o guia rápido do sidux e leia sobre os pacotes meta (metapackages) e apt-get lá, leia também algum posts aqui no forum que vão te ajudar como se segue:

http://manual.sidux.com/pt-br/welcome-pt-br.htm

http://manual.sidux.com/pt-br/wel-quickstart-pt-br.htm#welcome-quick

http://manual.sidux.com/pt-br/sys-admin-apt-pt-br.htm#apt-upgrade

http://manual.sidux.com/pt-br/smxi-pt-br.htm#smxi

http://sidux.forumeiros.com/outros-f6/alo-aqui-sou-eu-t36.htm

http://sidux.forumeiros.com/instalacao-e-atualizacao-f16/instalacao-e-atualizacao-do-prevew-20083-ourea-t55.htm

http://sidux.forumeiros.com/instalacao-e-atualizacao-f16/problema-na-atualizacao-do-sistema-t42.htm

ps1: se ainda encontrar alguma dificuldade nos avise.

ps2: o sidux é uma distro um pouco diferente das outras debian distro, pois não precisa ficar fazendo constantes updates. para instalar programas, se for usar o smxi. lá no smxi você encontra muitos programas como : plugins do flash, browser opera, firefox, openoffice, abiword, plugin do java, etc.

boa sorte! um grande abraço.

cheers

Última edição por otto em Sex 26 Set 2008, 14:38, editado 10 vez(es) (Razão : editado)
otto
Fundador

Masculino
Número de Mensagens : 417
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário http://sidux.forumeiros.com

Mensagem por IronHorse em Sab 20 Set 2008, 18:00

Tudo bom!

Depois de instalado o sistema,configuro a internet,instalo o smxi,abro um terminal e como root mando um init3,e depois mando root,depois coloco a senha de root,e mando um apt-get dist-upgrade. Ufa é isso?

Ele vem com algum firewall ativo por padrão,ou algumas regras de iptables ativas para poder atualizar o sistema com calma?POu é melhor instalar um firewall antes?

A net na hora da instalação é reconhecida?

Obrigado! Cool
IronHorse

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por otto em Sab 20 Set 2008, 18:44

cheers

caro ironhorse,

preste atenção o dist-upgrade somente dentro do smxi e se fosse você deixaria o smxi por último. quanto ao firewall, dentro de um terminal digite o código sux e senha e depois faça o apt-get update e apt-get install guarddog. use o script dos metapacotes também para instalar alguns programas se quiser (eu usei para o openoffice).quanto a internet é detectada automaticamente (dhcp). você checou pelo live cd clicando no navegador se a net pegou. se funcionou ali está detectada pelo dhcp. um abraço.

obs: no smxi ao digitar (i3) na init3 (camada 3), ou digite siduxcc (ou smxi) que ele inicia. para abrir o modo texto segue o atalho que é fácil tecla de atalho ctlr+alt+f1, depois logue-se como superusuário (rooter) ao digitar o "su" na tela preta da morte, colocando a sua senha de superusuário, digite "smxi" ( ou pode usar o comando "siduxcc" que te leva diretamente para o smxi.

ps: qualquer dúvida nos avisa e boa sorte" (parece um pouco mais difícil no começo, mas depois você se acostuma e vai gostar do sidux).

study

Última edição por otto em Sex 26 Set 2008, 14:43, editado 7 vez(es) (Razão : editado)
otto
Fundador

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Mensagem por IronHorse em Ter 23 Set 2008, 19:49

caro ironhorse,
preste atenção o dist-upgrade somente dentro do smxi e se fosse você deixaria o smxi por último. quanto ao firewall, dentro de um terminal digite o código sux e senha e depois faça o apt-get install guarddog e apt-get update. use o script dos metapacotes também para instalar alguns programas se quiser (eu usei para o openoffice).quanto a internet é detectada automaticamente (dhcp). você checou pelo live cd clicando no navegador se a net pegou. se funcionou ali está detectada pelo dhcp. um abraço.

Blz!Então tá funçionando a mil
Primeiro eu instalo,depois eu dou um apt-get update?Não era assim,apt-get update,depois um apt-get install guarddog?

obs: no smxi se ao digitar init3 não iniciar digite siduxcc (ou smxi) que ele inicia. para abrir o modo texto segue o atalho que é fácil tecla de atalho ctlr+alt+f1, depois loguei como superusuário (rooter) ao digitar o "su" na tela preta da morte, colocando a minha senha de superusuário, digitei "smxi" ( ou pode usar o comando "siduxcc" que te leva diretamente para o smxi.

Mando um ctrl + alt + f1 ,enta no modo texto.Depois eu digito su,entro com a senha,viro root,depois eu digito smxi ou siduxcc.
Depois eu mando um apt-get update,depois um apt-get dist-upgrade.

É isso?

ps: qualquer dúvida me avisa. boa sorte" (parece um pouco mais difícil no começo, mas depois você se acostuma e vai gostar do sidux). Very Happy Very Happy

Opá pode deixar.
Eu tô é gostando dele .

Obrigado. Very Happy
IronHorse

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por otto em Ter 23 Set 2008, 21:29

amigo ironhorse, tudo bom? olha a recomendação é para atualizar uma vez por semana no máximo (recomendado) e no mínimo, uma vez por dia, não mais que isto! leia o post do ceti (que é o tradutor do manual) no tópico outros. outra coisa tenha cuidado quando fizer o dist-upgrade e acho que você não precisa ir atualizando pelo smxi ainda. o smxi é recomendado, mas tem que ter atenção e saber um pouco de inglês. você pode usar o terminal digitando no konsole sux e aí você instala que nem no kurumin ou outra distro baseada no kanotix e no debian como "apt-get update" e "apt-get install abiword", por exemplo. para você instalar programas (softwares no smxi você tem que estar na init 3 (camada 3) e aí voce tem que digitar lá no modo texto "i3" para ir para lá e aí você instala diversos softwares que estão la como sun java, openoffice, navegador firefox, navegador opera, etc. mas vai com calma, primeiro estuda mais o manual do sidux e só use ele quando estiver seguro. outra coisa, jamais faça dist-upgrade pelo konsole (ou qualquer outro terminal). faça ainda pelo apt-get no terminal e depois passe usar o smxi para não dar "zica" entendeu? leia o manual do apt-get que o muchan postou aqui em http://sidux.forumeiros.com/outros-f6/alo-aqui-sou-eu-t36.htm para saber bastante coisa do apt-get ou leia o guia rápido do sidux que tem um guia do apt-get muito bom também (mais resumido). depois que estiver mais ambientado você não vai mais querer saber do terminal, pois o smxi é show! e todas as explicaçãoes tem no manual do sidux.se tiver mais dúvidas posta aqui que o forum vai tentar te ajudar. um abraço.

ps: tenho certeza que em pouco tempo você que estará ensinando o "caminho das pedras do sidux" para os novatos.

cheers

Última edição por otto em Sex 26 Set 2008, 14:46, editado 8 vez(es) (Razão : editado)
otto
Fundador

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Mensagem por enceladus em Ter 23 Set 2008, 22:27

Atualizar só uma vez por mês?
Mas o Manual fala em uma vez por semana, no mínimo, então como é isso?
Ele falka também que prá atualizar só com o smxi, nada de dist-update/dist-upgrade. XSerá que eu li errado?

Saúde

enceladus

Número de Mensagens : 23
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por otto em Ter 23 Set 2008, 23:03

enceladus escreveu:Atualizar só uma vez por mês?
Mas o Manual fala em uma vez por semana, no mínimo, então como é isso?
Ele falka também que prá atualizar só com o smxi, nada de dist-update/dist-upgrade. XSerá que eu li errado?

Saúde

lol!
benvindo enceladus a comunidade do sidux ! desculpe-me, não queria causar-lhe essa confusão, mas quando escrevi troquei (em vez de colocar "semana").eu me equivoquei ("errare humanum est") e coloquei "mês". obrigado pela correção, o certo realmente é pelo menos uma vez por semana no mínimo conforme este post http://sidux.forumeiros.com/outros-f6/alo-aqui-sou-eu-t36.htm
a informação é do próprio tradutor do manual, o colega ceti que fala sobre isto no post acima.mas se você quiser atualizar mais vezes pode, mas é desnecessário conforme o próprio ceti afirmou no post indicado. preste atenção no post do muchan também que é do sidux.com e nos informa que o “smxi usa "apt-get dist-upgrade" para atualizar o sistema,
gente com dificuldades com inglês podem usar apt-get diretamente.

Recommendação... (fortemente)
http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/index.pt-br.html”.

só para acrescentar, pois não sei o grau de conhecimento que você possui sobre sidux. não faça o apt-get dist upgrade pelos terminais de maneira alguma! um abraço.
cheers
otto
Fundador

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Mensagem por muchan em Qua 24 Set 2008, 07:48

Atualizar uma vez por semana está bom. uma vez por dia pode também. Smile
Uma vez por mês nao será problema. Uma vez por 2 meses nao é problema...
3, 4, 5 meses... pode ser sem problema, mas pode ser algum problema...

Você pode atualizar sidux sem smxi (smxi utilisa apt-get dist-upgrade)
Melhor conhecer apt-get et apt-cache commando bem.

Pra apt-get dist-upgrade, tem atenção quando apt-get vai apagar pacotes.
(não deixa apagar pacote sem você salvar)

smxi tem equipe de pessoas, que monitoram o problema do pacote, e manda pacote problemático
na lista de "hold" (nao atualizar). Se você utilisa apt-get dist-upgrade, isso não é automático.
Você deve manter a lista de "hold" para:
echo <nome_de_pacote> hold | dpkg --set-selections
e
echo <nome_de_pacote> install | dpkg --set-selections

Melhor consultar sidux.com no forum de avisos (warning) em
http://www.sidux.com/PNphpBB2-viewforum-f-29-sid-f77f4b6fe4ecd19e92dc301b01aa159e.html
antes de atualizar
espero que você compreenda meu português ("broken") ...

Última edição por otto em Dom 05 Out 2008, 00:40, editado 4 vez(es) (Razão : correções ortográficas)

muchan

Número de Mensagens : 72
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por batatinha em Qua 24 Set 2008, 09:15

Legal muchan, boas essas suas dicas e informações Very Happy Very Happy
Aproposito o seu português está cada vez melhor garoto, continue assim garoto, você daqui apouco terá um português tão bom quanto a de qualquer um brasileiro. Aproposito é Brasil com "s" e não com "z", tá certo?(ok?) Wink Wink

batatinha

Número de Mensagens : 20
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por IronHorse em Qui 25 Set 2008, 20:43

Valeu!E o PT tá muito bom!
Valeu pessoal.
É só ficar esperto com alguns pacotes problemáticos e fazer alguns backups do cache do apt?Para evitar algum problema!
É isso?O resto eu já captei.
Obrigado Very Happy Very Happy
IronHorse

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por muchan em Sex 26 Set 2008, 07:46

backup de cache de apt não é neccesario. (geralmente)

(em caso de necessidade de versão de pacotes, você pode utilisar
http://snapshot.debian.net/ )

Última edição por otto em Sex 26 Set 2008, 14:36, editado 1 vez(es) (Razão : editado)

muchan

Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por IronHorse em Sex 26 Set 2008, 19:26

Valeu!
Mas eu curto os terminais,acho eles mais práticos Laughing
Eu vou prestar atenção nesses " holds".
E vou ler melhor mais uma vez a documentação..
Obrigado a todos pelas respostas!
Se surgirem mais dúvidas,eu posto de novo.

Valeu!!
IronHorse

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por batatinha em Qua 01 Out 2008, 16:31

Olá galera gostaria de uma dica de vocês.
Como se fas para atualisar o sidux erebos(é o que esta instalado no momento no computador) para aurea(é o que eu pedi para um amigo meu baixar e gravar num dvd) direto??
Em outras palavras, quero dar um comando ao "apt-get" atualisar apartir do dvd do aurea.
Tem como faser desse jeito a atualisação do sidux? Se tem qual é o comando ou a receita de bolo?

batatinha

Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

resumo do smxi (sidux maintenance)

Mensagem por otto em Qua 01 Out 2008, 20:11

batatinha escreveu:Olá galera gostaria de uma dica de vocês.
Como se fas para atualisar o sidux erebos(é o que esta instalado no momento no computador) para aurea(é o que eu pedi para um amigo meu baixar e gravar num dvd) direto??
Em outras palavras, quero dar um comando ao "apt-get" atualisar a partir do dvd do aurea.
Tem como faser desse jeito a atualisação do sidux? Se tem qual é o comando ou a receita de bolo?

study

caro batatinha,

a receita de bolo está toda no manual do sidux e no guia do sistema operacional sidux. você deve imprimir e ler várias vezes. mas basicamente é isto: você deve sempre atualizar o sidux pelo smxi. recomenda-se uma vez por semana para evitar montanhas de downloads, pois o sidux recebe pelo menos 2 atualizações diárias. se quiser pode atualizar diariamente também. pode usar o apt-get, mas "distro-upgrades" somente pelo smxi. lá pelo smxi instala alguns programas também mas ele não é bem um synaptic não (não confunda). nunca faça atualizações pelo synaptic. pode usar para instalar ou remover um programa apenas. estou lhe enviando um resumo (mas não é uma receita de bolo como você falou antes) para usar o smxi adequadamente e de maneira mais fácil.

Resumo sobre o smxi (sidux maintenance) sugeridas pelo ceti no post dele em http://sidux.forumeiros.com/outros-f6/alo-aqui-sou-eu-t36.htm :

1- Para instalar o smxi:
a- abra o terminal konsole;
b- digite lo código: cd /usr/local/bin;wget -Nc techpatterns.com/smxi.zip;unzip smxi.zip;smxi

2 - Para rodar o smxi depois de instalado, faça o seguinte:

a - abra o terminal konsole;
b - digite su (ou sux) + ENTER;
c - digite sua senha de root;
d - digite init 3 + ENTER;
e - se tudo deu certo, agora vc. está na tela preta; digite root (é root mesmo, não é su) + ENTER;
f - digite sua senha de root + ENTER;
g - digite smxi.

Um grande abraço.

ps1: qualquer dúvida me avise, caso não tenha usado o smxi ainda que é muito importante no sidux.

Basketball

Última edição por otto em Qua 01 Out 2008, 20:26, editado 6 vez(es) (Razão : editado)
otto
Fundador

Masculino
Warning :
0 / 1000 / 100

Mensagem por batatinha em Seg 06 Out 2008, 11:47

Olá turma do sidux estou com o sidux completamente atualisado mas estou com um pequeno problema que acredito ter sido decorrente a uma besteira que fis no sidux Embarassed Embarassed .
Mas para minha sorte acredito que não seja nada que o smxi não possa dar conta Very Happy Very Happy .
É que está ocorrendo um erro na tela de login pois da uma mensagem de erro que apos dar um click no ok da mensagem causa o aparecimento de uma tela com fundo azul e a tela de login no centro da tela mas de resto não tem nada do que reclamar(a proposito eu fui faser a besteira de faser uso do Synaptic Embarassed Embarassed que por sinal venho a reforsar a todos os novatos para não usar-lo o comodo mas nem sempre recomendavel Synaptic Exclamation Exclamation ).

batatinha

Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por muchan em Ter 07 Out 2008, 07:22

Em outras palavras, quero dar um comando ao "apt-get" atualisar a partir do dvd do aurea.

Desde momento que ourea sai, e ja mas velho que Debian sid... sid e sidux repositorio
cambia cada dia.. dois veses por dia, repositorios online sãi sempre mas novo que DVD iso,
por isso, não e punta de atualisar desde DVD, sempre faz:
apt-get update & apt-get dist-update

(en caso, que quere atualisar systema sidux que não tem accesso do Internet,
e possivel "atualisar" com os pecotes desde DVD, com o command "dpkg -i",
não recommendo por systema que pode haber internet)

muchan

Warning :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: