Procurar
Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 96 usuários registradosO último membro registrado é joaquim
Os nossos membros postaram um total de 866 mensagens em 346 assuntos
Sidux começa a instalação em inglês depois de ter escolhido outro idioma.(Resolvido graças a ajuda do pessoal !Thankyou!)
+3
muchan
otto
IronHorse
7 participantes
Página 1 de 1
Sidux começa a instalação em inglês depois de ter escolhido outro idioma.(Resolvido graças a ajuda do pessoal !Thankyou!)
Olá a todos.
Um amigo me arrumou o cd do Ourea,e eu gostei muito do que vi.Mas quando mudo o idioma na hora,escolhe pt,mas ele ainda fica em inglês,nem terminei de instalar,mas a dúvida é:Se ele vai ficar em pt,ou em inglês?
Aproveitando,quero tirar umas outras dúvidas.
1-Se eu estiver com o Sidux instalado,e precisar reinstalar,mas eu não quero baixar as atualizações tudo outra vez.Se eu utilizar o "aptoncd",e fazer um backup de tudo,e depois reinstalar ele,e mandar um apt-get update,depois baixar o aptoncd e restituir os pacotes outra vez,e reinstalar todos os programas baixados da internet,e depois atualizar geral,ocorrerá alguma quebra?
2-Tem que acrescentar algumas linha na sources,para os codecs de audio e vídeo?
Bem por qnquanto é só.
E desculpem por não estar participando ativamente do fórum.
Até mais e obrigado desde já!
Um amigo me arrumou o cd do Ourea,e eu gostei muito do que vi.Mas quando mudo o idioma na hora,escolhe pt,mas ele ainda fica em inglês,nem terminei de instalar,mas a dúvida é:Se ele vai ficar em pt,ou em inglês?
Aproveitando,quero tirar umas outras dúvidas.
1-Se eu estiver com o Sidux instalado,e precisar reinstalar,mas eu não quero baixar as atualizações tudo outra vez.Se eu utilizar o "aptoncd",e fazer um backup de tudo,e depois reinstalar ele,e mandar um apt-get update,depois baixar o aptoncd e restituir os pacotes outra vez,e reinstalar todos os programas baixados da internet,e depois atualizar geral,ocorrerá alguma quebra?
2-Tem que acrescentar algumas linha na sources,para os codecs de audio e vídeo?
Bem por qnquanto é só.
E desculpem por não estar participando ativamente do fórum.
Até mais e obrigado desde já!
Última edição por IronHorse em Dom 02 Nov 2008, 07:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
IronHorse-
Número de Mensagens : 32
Warning de respeito as regras :
Warning :
Re: Sidux começa a instalação em inglês depois de ter escolhido outro idioma.(Resolvido graças a ajuda do pessoal !Thankyou!)
caro ironhorse,
eu acho estranho isto do idioma ficar inglês, pois antes de abrir a imagem do live dvd você escolhe o idioma português br (não pt) clicando apenas f4 e fica tudo em português. para instalação do sidux dá uma lida aqui em http://manual.sidux.com/pt-br/hd-install-pt-br.htm#Inst-prep
se você está com o erebos e sabe em que partição instalou, sugiro que instale por cima o ourea.
para instalar placa de vídeos geforce da nvidea, instalar codecs e programas proprietários da sun java, plugin do flash, navegador opera, open office, abiword, manutenção do sidux, atualização do kernel, distro upgrade, etc... sugiro que faça mais facilmente pelo smxi e siga este roteiro em https://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/roteiro-para-iniciantes-do-sidux-para-manutencao-pelo-excelente-script-smxi-e-sgfxi-recomendado-t100.htm
dá uma lida mais aprofundada sobre o smxi em http://manual.sidux.com/pt-br/smxi-pt-br.htm#smxi
boa sorte! um abraço.
Re: Sidux começa a instalação em inglês depois de ter escolhido outro idioma.(Resolvido graças a ajuda do pessoal !Thankyou!)
Olá!
Essa parte do "pt",era me referindo ao português .
Mas eu achei estranho.
O smxi,é bem interessante,dar um apt-get dist-upgrade,vai ser bem legal,posso usar ele para atualizar o sistema pela primeira vez,ou só fora do X,e mandar um :
apt-get update && apt-get -d dist-upgrade
Mas sem o smxi.
Vou reinstalar ele outra vez,mas tenho que resolver um problema com outro linux meu.
É o Ourea.
Obrigado.
Mais idéias são bem vindas.
Essa parte do "pt",era me referindo ao português .
Mas eu achei estranho.
O smxi,é bem interessante,dar um apt-get dist-upgrade,vai ser bem legal,posso usar ele para atualizar o sistema pela primeira vez,ou só fora do X,e mandar um :
apt-get update && apt-get -d dist-upgrade
Mas sem o smxi.
Vou reinstalar ele outra vez,mas tenho que resolver um problema com outro linux meu.
É o Ourea.
Obrigado.
Mais idéias são bem vindas.
IronHorse-
Warning :
oi, ironhorse,
o smxi é manutenção do sidux e você sempre faz fora do x para ter segurança (uma tela preta). como te disse antes ele faz um montão de coisas tipo: instala a placa de vídeo, instala programas do tipos flash plugins e sun java, open office, abiword, opera browser, programas proprietários, skype, google earth, fontes microsoft, atualiza o sistema (apt-get update), adiciona novos repositórios,edita sources.lists do sidux e do apt, faz dist-upgrade, instala novos kernerls e remove os antigos, etc... e principalmenter manter o sistema super atualizado com um kernel novo através do dist-upgrade, mas nunca faça dentro do x, se não você pode danificar o sidux. mas só vendo para crer. siga o roteiro que eu coloquei e vai fazendo aos poucos. o sidux se atualiza 2 vezes ao dia e é recomendável pelo menos 1 vez por semana atualizá-lo ou no máximo uma vez por mês. leia o manual do sidux sobre o smxi e tente fazer lendo as dicas que te mandei que você terá sucesso! um abraço.
ps: se tiver alguma dúvida a mais poste aqui para te ajudarmos.
um abraço.
Última edição por otto em Seg 20 Out 2008, 19:15, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : editado)
Então é melhor usar o smxi.
Acabei de instalar o Sidux aqui,mas não sei como configurar a internet.Uso adsl (speedy = telefonica).
Uso o ceni para configurar ela?
Mas como fazer,quais as opções para configurar corretamente.
AH!Nem configurei ele ainda,recuperei o grub do outro linux,depois eu edito as entradas para o Sidux.
Só,mais uma coisa.Quando instalar um novo kernel,vou ter que editar o grub,um simples grub update resolveria?
É que eu tenho que manter o outro grub,pois se der algum problema aqui,o pessoal aqui não vai me incomodar.
Alguém sabe se o uso do aptoncd,é recomendado para o Sidux?
Por enquanto é só isso.
Obrigado.
Acabei de instalar o Sidux aqui,mas não sei como configurar a internet.Uso adsl (speedy = telefonica).
Uso o ceni para configurar ela?
Mas como fazer,quais as opções para configurar corretamente.
AH!Nem configurei ele ainda,recuperei o grub do outro linux,depois eu edito as entradas para o Sidux.
Só,mais uma coisa.Quando instalar um novo kernel,vou ter que editar o grub,um simples grub update resolveria?
É que eu tenho que manter o outro grub,pois se der algum problema aqui,o pessoal aqui não vai me incomodar.
Alguém sabe se o uso do aptoncd,é recomendado para o Sidux?
Por enquanto é só isso.
Obrigado.
IronHorse-
Warning :
AptOnCD com sidux
http://sidux.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=36724&sid=ee1d62837aee5fdfb807f5d325a1c1ce#36724
(piper é membro de sidux dev)
Se você usar AptOnCD, ficará velho dentro de 12 horas... Debian sid muda muito rapidamente.
http://sidux.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=36724&sid=ee1d62837aee5fdfb807f5d325a1c1ce#36724
Se você usar AptOnCD, ficará velho dentro de 12 horas... Debian sid muda muito rapidamente.
Última edição por otto em Qua 22 Out 2008, 09:01, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : editado)
muchan- Número de Mensagens : 72
Warning :
AptOnCD com sidux
Nossa!!!
Ele é bom para sistemas "estavéis",não para o sidux!Bem interessante o post ,melhor,olink .
Mas a internet,eu estou com algumas dúvidas para configurar,é adsl.
Eu estou acostumado a abrir um terminal,e mandar um pppoeconfig,ou pppoe-setup.Mas aqui eu não sei configurar pelo ceni.Ajuda é bem vinda!
Obrigado otto e Muchan!
IronHorse-
Warning :
IronHorse,
Eu não uso ADSL, porque meu modem é roteado, mas eu usava no Ubuntu e era com pppoeconf. Você disse que isso não funciona com o sidux. Tudo bem, mas no sidux a Internet é sempre configurada pelo ceni (ou no sidux Control Center, mas minha experiência diz que dá zebra, então fica com o ceni).
Eu uso o ceni prá configurar minha wireless e na primeira tela aparece uma linha começada por wlan0 (a wireless) e uma linha (acima), começada por eth0. Aco que vc. tem de clicar aí e depois só infoirmar nome do provedor e senha, igual no pppoeconf, pois o ceni n ada mais é que um pppoeconf com outra cara. Aproveita e deixa assinalada a opção de "allow hotplug", porque assim vc. consegue conexão automática ao reiniciar a máquina. O método deve ser, provavelmente, "static" (já que vc. não tem modem roteador e, portanto, não tem DHCP). Acho que isso deve dar, mas como te disse, eu não uso ADSL. O melhor é ir tentando (se o que te falei não der certo), mas sempre tendo na cabeça que a configuração deve ser feita mesmo pelo ceni.
Tem um capítulo do Manual sobre o ceni, mas não é muito completo, não. De qualquer maneira, tem umas telas que podem te ajudar também:
http://manual.sidux.com/pt-br/internet-connecting-pt-br.htm#netcardconfig
(ALiás, num sei se vc. já reparou, mas antes de googlar sobre qualquer coisa do sidux o ideal é procurar no manual, que sempre tem alguma coisa que salva o dia ou pelo menos dá uma luz.
Boa sorte...
Eu não uso ADSL, porque meu modem é roteado, mas eu usava no Ubuntu e era com pppoeconf. Você disse que isso não funciona com o sidux. Tudo bem, mas no sidux a Internet é sempre configurada pelo ceni (ou no sidux Control Center, mas minha experiência diz que dá zebra, então fica com o ceni).
Eu uso o ceni prá configurar minha wireless e na primeira tela aparece uma linha começada por wlan0 (a wireless) e uma linha (acima), começada por eth0. Aco que vc. tem de clicar aí e depois só infoirmar nome do provedor e senha, igual no pppoeconf, pois o ceni n ada mais é que um pppoeconf com outra cara. Aproveita e deixa assinalada a opção de "allow hotplug", porque assim vc. consegue conexão automática ao reiniciar a máquina. O método deve ser, provavelmente, "static" (já que vc. não tem modem roteador e, portanto, não tem DHCP). Acho que isso deve dar, mas como te disse, eu não uso ADSL. O melhor é ir tentando (se o que te falei não der certo), mas sempre tendo na cabeça que a configuração deve ser feita mesmo pelo ceni.
Tem um capítulo do Manual sobre o ceni, mas não é muito completo, não. De qualquer maneira, tem umas telas que podem te ajudar também:
http://manual.sidux.com/pt-br/internet-connecting-pt-br.htm#netcardconfig
(ALiás, num sei se vc. já reparou, mas antes de googlar sobre qualquer coisa do sidux o ideal é procurar no manual, que sempre tem alguma coisa que salva o dia ou pelo menos dá uma luz.
Boa sorte...
enceladus- Número de Mensagens : 23
Warning :
Olá, uso Velox, mas saiba que existem dois casos prá quem usa Speedy, se for PPPoE você vai precisar baixar um programa chamado rp-pppoe, se for ATM ligou o modem, sincronizou, já está conectado.
Segue o link de um tutorial de como proceder: Como configurar o Speedy no Linux.
Se não der certo, poste novamente, até.
Segue o link de um tutorial de como proceder: Como configurar o Speedy no Linux.
Se não der certo, poste novamente, até.
Carlos Moraes- Admin
-
Número de Mensagens : 21
Warning :
Olá a todos,desculpem a demora.
Eu estou tendo problema com a senha root.Quando digito ela,tenho acesso negado,dá erro.É como se ela não existisse.
Tentei um sudo passwd root,ou um passwd root,em um terminalm,mas nada.
Se alguém tiver uma idéia,eu agradeço.
Dai eu tentou configurar a internet.
Agradeço desde já a ajuda.
Obrigado!
Eu estou tendo problema com a senha root.Quando digito ela,tenho acesso negado,dá erro.É como se ela não existisse.
Tentei um sudo passwd root,ou um passwd root,em um terminalm,mas nada.
Se alguém tiver uma idéia,eu agradeço.
Dai eu tentou configurar a internet.
Agradeço desde já a ajuda.
Obrigado!
IronHorse-
Warning :
oi ironhorse,
você por acaso digitou o seguinte código no konsole: "sux" ou "su" ? faça isto que dará certo. qualquer coisa nos avise. um abraço.
oi ironhorse,
você por acaso digitou o seguinte código no konsole: "sux" ou "su" ? faça isto que dará certo. qualquer coisa nos avise. um abraço.
Eu já fiz isso,e continua dando o mesmo erro.Até reinstalei ele outra vez.
Vou ver se monto a partição do sidux com outro cd,e editar o etc/sudoers,e habilitar o root,e depois mexer e desabilitar e testar.
Sobre a internet,eu vi o ceni pelo dvd live,tem bastante coisa para configurar,ip,dns,e etc....E o ip sendo dinâmico?
Obrigado.
IronHorse-
Warning :
selecionar o idioma português pelo f4
oi, ironhorse,
você colocou o livedvd no drive do cdrom e ao fazer o boot você digita f4 e escolhe o idioma português e só isto e fica tudo em português se por acaso não ficar em português tenta pelo modo antigo quando usava o sidux erebos pelo kde através do terminal konsole conforme a dica aqui em
https://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/como-traduzir-para-o-portugues-o-debian-sidux-dicas-t7.htm
para passar para o português do brasil o sidux é bem fácil. siga esses passos:
faça o seguinte usando o terminal como superusuário (root) e digite "sux", após digite os códigos :"apt-get update" e "apt-get install kde-i18n-ptbr" . depois faça o reboot.
outra sugestão acesse o centro de controle do kde para ver se está tudo em português em Centro de controle/regional e acessibilidade/País/Região e idioma e adiciona o idioma Português e remova se tiver com outro idoma.
Avise-me se resolveu?
qualquer dúvida posta aqui. boa sorte
um abraço.
ironhorse, tenta isso:
https://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/como-traduzir-o-sidux-ourea-para-portugues-do-brasil-realmente-t131.htm#349
ae tem tudo explicado,depois posta pra gente o resultado.
T+!
https://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/como-traduzir-o-sidux-ourea-para-portugues-do-brasil-realmente-t131.htm#349
ae tem tudo explicado,depois posta pra gente o resultado.
T+!
Bolt 4-
Número de Mensagens : 40
Warning :
solução do problema de idioma português no ourea
oi, ironhorse,
tanto o ceti e o bolt4 colocaram as soluções para o seu problema em https://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tutoriais-f12/como-traduzir-o-sidux-ourea-para-portugues-do-brasil-realmente-t131.htm que é um bug que foi informado pela equipe do sidux. você conseguiu resolver o seu problema do idioma em português? um grande abraço.
obs: aviso importante:
vejam o post do painel de aviso com mais informações sobre o "bug" do pt-br em https://sidux.forumeiros.com/painel-de-avisos-f10/sobre-o-bug-do-pt-br-aviso-importante-t159.htm
Última edição por otto em Qua 29 Out 2008, 20:54, editado 1 vez(es)
Valeu pessoal!
Um dos problemas com as senhas era o layout,tava estranho,mesmo estando em BR,tive que alterar pára BRA.
É sux (nome do comando)?
Obrigado a todos
Um dos problemas com as senhas era o layout,tava estranho,mesmo estando em BR,tive que alterar pára BRA.
É sux (nome do comando)?
Obrigado a todos
IronHorse-
Warning :
caro ironhorse,
"sux" ou "su" para logar-se como superusuário e aí pedirá a sua senha de administrador. veja o que o guia rápido do sidux ensina sobre o "sux" em http://manual.sidux.com/pt-br/term-konsole-pt-br.htm#sux
vale a pena dar uma conferida lá.
um abraço.
Quanto ao ADSL dinâmico, vá em Internet e clique em "pppoe-config - set up PPPoE ADSL connections".
O configurador abre sem necessidade de senha root. Assim que a barra chegar ao final, clique em Ok. Depois é só ir aceitando, forneça o seu nome@ provedor.com.br, sua senha no provedor, e no final aguarde aparecer o ícone de conexão indicando que está conectado.
Pelo terminal equivale ao comando pppoeconf como root, é o padrão Debian.
Depois de conectado, abra o terminal, digite su e tecle enter. Então digite apt-get update. Só então comece a instalar os programas.
Tanto no live-cd do Ourea KDE quanto no Xfce a navegação funciona. A primeira coisa que eu instalo é o iceweasel.
O configurador abre sem necessidade de senha root. Assim que a barra chegar ao final, clique em Ok. Depois é só ir aceitando, forneça o seu nome@ provedor.com.br, sua senha no provedor, e no final aguarde aparecer o ícone de conexão indicando que está conectado.
Pelo terminal equivale ao comando pppoeconf como root, é o padrão Debian.
Depois de conectado, abra o terminal, digite su e tecle enter. Então digite apt-get update. Só então comece a instalar os programas.
Tanto no live-cd do Ourea KDE quanto no Xfce a navegação funciona. A primeira coisa que eu instalo é o iceweasel.
dede-
Número de Mensagens : 15
Warning :
Obrigado a todos pela ajuda.
Mas agora o problema persiste na senha.
A senha do usuário normal funçiona que é uma blz,mas a de root,nem querendo.
Da falha de autenticação.
O estranho,que eu consegui ajustar o teclado.Tá com todos os caracteres e tal.Tanto que antes de escrever as senhas,eu digitei cada tecla do teclado para testar a configuração,e está perfeita.Pelo o que dá errado não sei!!
Tentei habilitar o meu usuário pelo live cd,montando a partição do sidux e tal,e editando o /etc/sudoers,e nada.....Não tenho mais idéias.
O sux,su,digitando a senha e nada.
Sem idéias.Se alguém tiver uma eu agradeço.Pois o resto eu já captei.
Obrigado desde já!
Mas agora o problema persiste na senha.
A senha do usuário normal funçiona que é uma blz,mas a de root,nem querendo.
Da falha de autenticação.
O estranho,que eu consegui ajustar o teclado.Tá com todos os caracteres e tal.Tanto que antes de escrever as senhas,eu digitei cada tecla do teclado para testar a configuração,e está perfeita.Pelo o que dá errado não sei!!
Tentei habilitar o meu usuário pelo live cd,montando a partição do sidux e tal,e editando o /etc/sudoers,e nada.....Não tenho mais idéias.
O sux,su,digitando a senha e nada.
Sem idéias.Se alguém tiver uma eu agradeço.Pois o resto eu já captei.
Obrigado desde já!
IronHorse-
Warning :
problema com a senha
eu tive este problema de senha também e eu resolvi instalando primeiramente a minha placa de vídeo pelo smxi (eu uso a geforce da nvidia, a mais moderna, então instalei o pacote da geforce mais moderno). depois disso instalei os outros programas como o plugin do sun java, flash, escolhi repositórios, instalei o navegador opera, removi o openoffice e instalei o office light (abiword). só isto e nunca mais tive problemas. dá uma estudada no uso do smxi e veja os tutorias pelo forum no uso do smxi. qualquer dúvida avisa a gente. mas tenho quase que certeza que o seu problema é parecido com o meu (instalação da placa de vídeo). abraços.
Na hora da instalação, quando você digitou as senhas elas tinham coisas diferentes de a-z e 0-9? Caracteres especiais como $ (cifrão) podem dar problemas. Por acaso o caps-lock estava ativado para maiúscula?
dede-
Número de Mensagens : 15
Warning :
Obrigado pessoal.Problema com as senhas já era.Resolvido,e o layout,eu dei um jeito,eu tinha marcado dois "br",e isso deu problema,reinatalei tudo,mas depois que dei boot,marquei somente um "br".Tô postando dele agora.
Agora é atualizar.
Valeu pessoal
Obrigadão,semm palavras pelas paciência...
Agora é atualizar.
Valeu pessoal
Obrigadão,semm palavras pelas paciência...
IronHorse-
Warning :